Blockchain

A Blockchain agita os debates corporativos, estimula os empreendedores e movimenta o mercado. Afinal, a Blockchain substituirá o Registro de Imóveis? A nova tecnologia, qualificada como disruptiva, vai transformar substancialmente a atividade registral? Ou trata-se de um hype?

Resolvi consolidar aqui algumas reflexões sobre a matéria. O leitor encontrará entrevistas e pequenos artigos sobre a matéria, organizados por ordem cronológica.

Sinta-se à vontade para contatar-me em caso de dúvida ou incorreção neste formulário.

Sérgio Jacomino.

2017.03.01 - IPRA-CINDER International Review_Página_01

IPRA CINDER – Internacional Review. ISSUE 1 January – June 2017. This electronic review on Land Registration is an initiative approved at the 20th IPRA-CINDER World Land Registration Congress that took place in Dubai in 2016. A CINDER review did exist in the past, but our expectation is that the new format and language used will allow us to reach a broader audience. Just as Land Registries have evolved since the foundation of our organization 45 years ago, the way knowledge is transmitted, the language used and the topics on the table have changed. (…). Nicolás Nogueroles.

— WHAT´S NEWS? —

LOGO IRIB_NEWS 3cmCaleb Matheus Ribeiro de Miranda, Pesquisador de Novas Tecnologias do IRIB e Registrador de Imóveis em Juquiá, São Paulo, participa, a convite do Instituto, da Blockchain Expo North America, que se realiza em Santa Clara Califórnia. Confira suas impressões aqui compartilhadas e publicadas.

ObR – Limites da blockchain – Criar obrigações é mais fácil do que transferir direitos de propriedade. Benito Arruñada. Neste texto, o economista espanhol encara o fenômeno da blockchain na perspectiva de um especialista em sistemas registrais.

Pandora_opening_her_box_by_James_Gillray

ObR – Blockchain – pandora ou cornucópia da modernidade? Sérgio Jacomino. Neste pequeno artigo o registrador paulistano revela a densidade intelectual de importantes atores jurídicos que se dispõem a pontificar sobre a blockchain.

ppt-outline – Registro de Imóveis eletrônico e blockchain. Apresentação feita no dia 18/11/2017 no transcurso do XIX Congresso Brasileiro de Notários e Registradores, realizado em Fortaleza, Ceará.

ObR – Cartório digital e os simulacros da fé pública. Sérgio Jacomino. 18/9/2016. Neste artigo discuto iniciativas de modernização do sistema registral e notarial com base em ferramentas tecnológicas. Será o notário ou o registrador substituídos por máquinas? A iniciativa do “Cartório Digital” é revolucionária?

— LIVING IN THE LAST FUTURE —

ObR – Registro de Imóveis sueco e o blockchain. Sérgio Jacomino. 18/6/2016. Uma parceria celebrada entre o Registro de Imóveis sueco, ChromaWay e Kairos Future, propõe a investigar as imensas possibilidades que se abrem com a utilização da nova tecnologia. O blockchain seria adotada pelos suecos para administrar as transações imobiliárias e aplicada aos seus registros públicos.

“O Registro de Imóveis será o que formos capazes de construir com apoio de novas tecnologias”

ObR – A blockchain não é o Registro de Imóveis. Abril de 2017. O Presidente do IRIB, Sérgio Jacomino vê a blockchain como uma ferramenta que pode ser útil à evolução do serviço, mas que jamais irá substituí-lo. Vide a íntegra da revista Cartórios com você pdf.thumbnail – v. 7, mar./abr 2017). Vide pdf.thumbnail – Comunicado do Presidente do IRIB n. 1, de 18/5/2017.

ObR – Blockchain e os agentes intermediários. Sérgio Jacomino. 1/5/2017. Neste pequeno artigo buscamos responder às críticas desencontradas ou falaciosas baseadas na ideia de que a tecnologia blockchain pode representar a supressão de agentes intermediários – registradores, notários, terceiros da fé pública. Confira aqui a versão estendida: pdf.thumbnail – É verdade ou mentira que um dos efeitos da blockchain é a supressão de órgãos intermediários?

pdf.thumbnail – Carta do Presidente do IRIB. Sérgio Jacomino. 17/5/2017. Vivemos de sobressaltos e ameaças, mas estimulados por novos desafios e imensas oportunidades. Será a blockchain o próximo desafio?

“A blockchain e a certificação digital tem-se firmado como uma das inovações mais promissoras e com potencial disruptivo para a economia digital brasileira”.

(Bites Economia Digital)

ObR – Blockchain – return again. 8/6/2017. Entrevista concedida à jornalista Ângela Pimenta (Bites Economia Digital). Reproduzo-a aqui, na íntegra e sem edições, para os leitores de nossa comunidade registral. Confira o pdf.thumbnail – Comunicado do Presidente do IRIB n. 3/2017, de 9/6/2017. Temas versados: 1 – BLOCKCHAIN e o futuro do Registro de Imóveis. Entrevista exclusiva para o site especializado em novas tecnologias disponibilizado em boletim privado distribuído para seus assinantes – Bites Economia Digital. 2 – SINTER – opinião jurídica do Prof. Dr. André Ramos Tavares acerca da ilegitimidade e inadequação ao sistema jurídico-constitucional do Decreto 8.764/2016.

Blockchain e o Futuro do Registro de Imóveis Eletrônico

Evento realizado pelo IRIB e pela Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI), no dia 31 de março de 2017, com o objetivo de discutir o potencial, os desafios e as oportunidades da tecnologia de blockchain. Abaixo os trabalhos que representam a síntese das principais ideias apresentadas em cada palestra.

pdf.thumbnail – Palestra I. Introdução e contextualização legal. INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO LEGALRosine Kadamani. Praticidade, rapidez, segurança, transparência e imutabilidade são os principais atributos da tecnologia de blockchain com infinitas possibilidades de aplicação em e-commerce, pagamentos globais, remessas, empréstimos de pessoas a pessoas, microfinanciamentos, votações, propriedade intelectual e securitização, entre outras. →  reportagem no site do IRIB. [mirror].

pdf.thumbnail – Palestra II. Tecnologias de blockchain. Edilson Osório Junior. Entre as inúmeras aplicações de blockchain disponíveis estão: compartilhamento de caronas; acesso a sites sem o uso de senhas; fechadura inteligente que reserva quartos, envia a chave de acesso, contrata a manutenção, paga pelo serviço e divide o lucro com a empresa mantenedora; e até uma plataforma global de governo descentralizado equivalente a um país na internet com serviços cartorários, advocatícios e de identificação. →  reportagem no site do IRIB [mirror].

pdf.thumbnail – Palestra III. Perspectivas para a escrituração digital no Registro de Imóveis. Antonio Carlos Alves Braga Júnior. A virtualização das atividades é o caminho a ser seguido. É preciso, porém, que a migração dos dados respeite o perfeito encadeamento dos atos registrais. Questões essenciais ao registro devem ser respondidas: como proteger os dados pessoais no blockchain? E quanto à exclusividade de guarda do acervo na tecnologia do blockchain? Essa tecnologia pode ser útil como elemento externo ao cartório, sem necessidade de acesso ao conteúdo do registro. →  Reportagem no site do IRIB. [mirror].

pdf.thumbnail – Palestra IV. Noções e perspectivas para o Registro de ImóveisDaniel Lago Rodrigues. Blockchain não seria de fácil implantação no Registro de Imóveis brasileiro cujo sistema jurídico visa à constituição de direitos. Seu uso estaria restrito a banco de dados e à validação eventual de documentos públicos. Como funciona a tecnologia do blockchain, de que maneira poderá ser implantada e até que ponto poderá impactar a atividade registral são algumas das questões que suscitamos. →   Reportagem no site do IRIB. [mirror].

[volta à página inicial]

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s