Gilberto Valente da Silva
Corria o ano de 1997. O desembargador Ricardo Dip me havia convidado para fazer o que me parecia impossível: falar de qualificação registral num encontro que ele promovia na antiga Unip.
Lembro-me que resisti à idéia – como sempre tenho resistido a iniciativas como essa. Nunca me julgo suficientemente preparado. Deus sabe o quanto isso é verdade…
O Curso se chamou Curso de Verão Gilberto Valente da Silva.
O velho Gilberto, já combalido pela enfermidade, redigiu o texto abaixo, que foi, afinal, lido pelo seu filho.
Acho que existe um registro da passagem na vasta biblioteca do Irib.
Resolvi manter o original aqui para fazer uma humilde, singela e honesta homenagem ao grande Gilberto Valente da Silva.
Que Deus o tenha. Nosso Heuretés!
SJ
– Gilberto Valente da Silva – Curso de Verão – 1997
– Gilberto Valente da Silva, mestre para sempre – RD. Apresentação do curso feita pelo des. Ricardo Dip;
– Curso de Verão – 1997 – GVS – Alphaville – Programa.
Caríssimo Adhemar,
Penso que seja eu quem deva, a esta altura, agradecer pela lembrança cuidadosa e carinhosa, com a pessoa e memória do Gilberto, já um tanto esquecido como é natural com o curso do tempo.
Aproveitei para imprimir o original que tem com voce, vez que no momento seria dífícil localizar os “escritos” do Gilberto, e o que ainda exista, dentro deles este texto especificamente.
Bons tempos. Ele estava começando a luta contra a doença, que ele superou felizmente, apenas três anos depois. Nem isso ou qualquer outro revés nunca impediu ou limitou a luta dele pelo que entendia correto no desenvolvimento da atividade de voces, nem a defesa incansável dos Oficiais, que em alguns momentos era bem compreendida, em outros, nem tanto.
O texto mostra bem isso.
Forte abraço
Maurício Martins
Caro Dr. Maurício.
A postagem foi feita por mim, embora a foto traga em companhia do GVS o grande Ademar Fioranelli, meu dileto colega e amigo.
Fui partícipe dessa viagem valenciana. Vi a sua luta contra a enfermidade; testemunhei as alegrias e tristezas que cercaram essa trajetória. Pude ser confidente, ao mesmo tempo amigo e contendor, alguém que suscitou tanta simpatia e desconfiança. Uma desconfiança geracional. Os pais e filhos sabem do que estou falando.
Gilberto não passou. Pelo contrário: continua em nossa memória e na marca indelével que deixou no Irib, esse Instituto pelo qual tanto lutou e amou até o fim.
Deus o tenha, repito. Nosso Heuretés!
Sérgio Jacomino
Em um pequeno espaço na web, encontro tão bonita homenagem ao meu pai, que teria feito 72 anos ontem (09/11/2008).
E então, somos 3 a lembrar da data em que o Dr. Dip nos recebeu para abrir o curso em homenagem ao Dr. Gilberto Valente.
O esforço dele, que com a voz já prejudicada insistiu em falar algumas palavras, comoveu a todos.
Eu li o texto aos alunos do curso e demais amigos presentes, mas disse ao meu pai que não tinha gostado da experiência, então que ele tratasse de melhorar logo…
Obrigado pela lembrança, Sérgio, e pela postagem do texto.
Abraços
Paulo